Texto
de Apoio
Organizado
por Elias Ricardo Sande
Maputo,
2011
LINGUAGEM
CIENTÍFICA
Psicólogos e cientistas do comportamento são pessoas comuns que usam
linguagem coloquial no seu dia-a-dia, mas na sua actividade profissional,
quando estão interessados em descrever, explicar e alterar o comportamento,
devem usar uma linguagem científica.
Observações comportamentais devem ser descritas utilizando-se uma
linguagem científica para facilitar a comunicação entre psicólogos,
modificadores do comportamento e pesquisadores.
Conceito
É um tipo de linguagem específica utilizado no contexto da ciência, que
busca a descrição fidedigna do fenómeno descrito e/ou estudado, assim como a
comunicação clara entre os cientistas e profissionais que a usam.
Pode ser usada em revistas científicas, resumos de congressos, reuniões
científicas e nos registos de observações comportamentais.
·
É objetiva.
·
É clara e exacta
(precisa).
CARACTERÍSTICAS
DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Objectividade
-Ausência de impressões subjectivas que se referem a eventos ou
características que não foram, de facto, observados. A linguagem científica
deve reproduzir o que realmente aconteceu e/ou foi dito.
-É uma das características principais da linguagem científica, uma vez
que permite a aproximação da realidade.
-Distingue o relato científico de outros tipos de relato, que têm como
objectivo expressar a opinião das pessoas. O relato científico não busca a
expressão das opiniões pessoais do cientista, mas a descrição do fenómeno
estudado.
-No contexto da observação do comportamento, elimina as divergências
entre observadores diferentes, na medida em que descreve exactamente as acções
que aconteceram. Ou seja, a objectividade permite a fidedignidade nas
observações.
PRINCIPAIS
ERROS CONTRA A OBJECTIVIDADE
-Utilização de termos que designem estados subjectivos, como ‘triste’,
‘cansado’, ‘alegre’, etc.
Por exemplo: Ao invés de registar ‘S está alegre’, o observador deve
registar ‘S sorri, bate o pé direito no chão acompanhando o ritmo da música’.
-Atribuição de intenções ao sujeito. O observador deve descrever ou registar o comportamento e as
circunstâncias em que ele ocorre, sem
interpretar as ‘intenções’ do sujeito. Por exemplo: Ao invés de registar
‘S tenta pedir um lugar aos passageiros’, o observador deve registar ‘S vira a
cabeça em direcção aos passageiros’.
-Atribuição de finalidades à acção observada. O observador deve descrever ou registar o comportamento e as
circunstâncias em que ele ocorre, sem atribuir uma finalidade ou objectivo ao
comportamento observado.
Por exemplo: Ao invés de registar ‘S fecha a porta porque venta’, o
observador deve registar ‘S fecha a porta. Venta lá fora.’
CARACTERÍSTICAS
DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Clareza e exactidão (precisão):
-Uso de uma linguagem de fácil compreensão (linguagem clara), e que
represente as coisas com exactidão (linguagem precisa).
-A linguagem clara e precisa:
-Obedece os critérios de estrutura gramatical do idioma.
-Usa termos cujo significado não é ambíguo.
-Indica as propriedades definidoras dos termos, fornecendo referências
quantitativas e empíricas.
PRINCIPAIS
ERROS CONTRA A CLAREZA E EXATIDÃO (PRECISÃO)
-Uso de termos amplos, cujo significado inclui uma série de acções. O observador, em lugar de utilizar termos amplos, deve especificar os
comportamentos apresentados pelo sujeito.
Por exemplo: Ao invés de registar ‘o menino brinca com a bola’, o
observador deve registar ‘o menino anda em direcção à bola, pega a bola, joga-a
no chão, chuta-a com o pé’.
-Uso de termos indefinidos, que não identificam o objecto ou identificam
parcialmente os atributos do objecto. O observador, em
lugar de utilizar termos indefinidos ou vagos, deve especificar o objecto ao
qual a acção é dirigida, e fornecer os referenciais físicos utilizados para a
descrição dos atributos do objecto; referenciais relativos a cor, tamanho, direcção,
etc.
Por exemplo: Ao invés de registar ‘bola pequena’, o observador deve
registar ‘uma bola de 20 cm de diâmetro’.
-Uso de termos ou expressões ambíguas, que podem dificultar a
compreensão.
-O observador deve usar termos adicionais que indiquem precisamente a que
ou quem um termo determinado se refere.
Por exemplo: Ao invés de registar ‘o menino pegou a bola. Encostou na parede’,
o observador deve registar ‘o menino pegou a bola. O menino se encostou na
parede’.
-A linguagem científica tem duas características fundamentais: objectividade,
e clareza e exactidão (precisão).
Um relato objectivo
evita:
a) utilizar termos que designem estados subjectivos;
b) interpretar as intenções do sujeito;
c) interpretar as finalidades da acção.
Para um relato ser claro
e preciso deve-se evitar:
a) termos amplos;
b) termos indefinidos;
c) termos ou expressões ambíguas.
4 comentários:
muito bom ...
muito bom ...
excelente !
ótimo, mt bom
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