ELIAS RICARDO SANDE

ELIAS RICARDO SANDE
PSICOLOGO SOCIAL E DAS ORGANIZACOES

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Grelha de Balles



TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO: GRELHA DE BALLES

Por Elias Ricardo Sande

Grela de Balles
A Grelha de Balles é um instrumento observacional de colecta de dados, que preconiza a categorização e a operacionalização dos comportamentos.

O método apresenta de forma clara, mensurável, descritiva, real e concreta as acções manifestas pelos sujeitos observados.

Os teóricos observacionais, afirmam que para a facilidade no registo de comportamentos, é preciso que os observadores decifrem o comportamento como um todo, considerado macro-comportamento em categorias, a categoria é considerada mega-comportamento, que indica a classe ou serie de elementos da mesma natureza, que por sua vez deve ser simplificada em acções concretas (a operacionalização dos comportamentos) também designada de micro-comportamento.

Comportamentos
Em psicologia, o comportamento é a conduta, procedimento, ou o conjunto das reacções observáveis em individuos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados ou naturais. 

Podendo ser descrito como uma contingência tríplice composta de antecedentes-respostas-consequências, ou respostas de um membro da contingência (Skinner, 1936).

Comportamento humano é a expressão da acção manifestada pelo resultado da interacção de diversos factores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências (Vygostky, 1930).

Categorização dos Comportamentos
A categorização corresponde à cada uma das classes em que se dividem as ideias ou os termos. Ou seja, corresponde à um conjunto de elementos relacionados ou da mesma classe, tema, grupo, série, etc.

Categoria significa classe ou série onde se apresentam vários elementos, coisas ou objectos da mesma natureza.

A definição das categorias comportamentais deve ser feitas tendo em conta a descrição qualitativa das acções.

Operacionalização dos Comportamentos
Em linhas gerais, operar é transformar ideia em acção. Diz-se que comportamento é operacional, quando indica claramente e em termos de acções directamente observável, mensurável, concretas e alcançáveis e indica de forma clara e objectiva o significado das acções/comportamentos de cada categoria comportamental.
Assim, um comportamento ou acção operacional devidamente definida deve respeitar as seguintes regras:
  • O sujeito (praticante, actor) é sempre um ser racional ou irracional;
  • O verbo utilizado deve ser um verbo de acção, que expresse um comportamento observável capaz de ser alcançável e medido.
Sempre que for considerado necessário podem também ser indicados os seguintes aspectos:
  • As condições em que a acção se vai desenvolver;
  • Critérios que servirão para avaliar ou medir os resultados.
A operacionalização das acções comportamentais deve ser clara e explícita, simples; mensurável; concreta; realista e transparente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário